quarta-feira, 11 de julho de 2012

FIQUE ATENTO

ANS suspende 268 planos de saúde de 37 operadoras

Publicação: 10/07/2012 16:43 Atualização: 10/07/2012 19:10
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou na tarde desta terça-feira (10) a suspensão de 268 planos de saúde, de 37 operadoras - sendo seis delas com atuação em Pernambuco -, que atendem a cerca de 3,5 milhões de beneficiários. Essas empresas serão proibidas de incluir novos clientes em planos que foram avaliados como insatisfatórios por duas vezes consecutivas em relação ao cumprimento dos prazos de atendimento estabelecidos por uma norma da agência, a de número 259.

A comercialização fica suspensa a partir da sexta-feira, dia 13, e só poderá retornar após a próxima avaliação trimestral, que será divulgada em setembro. E isso apenas se a operadora mostrar melhora na atenção aos prazos de atendimento.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que é a primeira vez que uma norma estabelece prazos para atendimento ao beneficiário e que os clientes dos planos suspensos não serão prejudicados. Segundo Padilha, muito pelo contrário, pois “a ideia é protegê-los e garantir que as empresas cumpram o que foi contratado” antes de incluir novos consumidores no plano.

“A medida, além de ser pedagógica para a operadora, é uma proteção às pessoas que têm esses planos hoje, garantindo a melhora do atendimento”, disse o ministro Padilha.

O diretor-presidente da ANS, Maurício Ceschin, ressaltou que a suspensão não interfere na aplicação de multas por não atendimento dentro do prazo. Ou seja, as empresas ainda podem receber multas, que variam entre R$ 80 mil a R$ 100 mil.

O descumprimento da suspensão implica multa de R$ 250 mil por cada tipo de plano comercializado indevidamente pela operadora. As empresas que continuarem com avaliações consideradas insuficientes pela ANS poderão ainda sofrer medidas administrativas que podem culminar na alienação compulsória de carteira (perda forçada dos clientes para concorrentes) e até na liquidação da operadora.

A lista das operadoras punidas contém seis empresas com atuação em Pernambuco, confira (em negrito):



Admédico Administração de Serviços Médicos a Empresas Ltda

Administradora Brasileira de Assistência Médica Ltda

ASL – Assistência à Saúde

Assistência Médico Hospitalar São Lucas S/A

Beneplan Plano de Saúde Ltda

Casa de Saúde São Bernardo S/A

Centro Clínico Gaúcho Ltda

Centro Transmontano de São Paulo

Excelsior Med S/A


Fundação Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

Fundação Waldemar Barnsley Pessoa

Green Line Sistema de Saúde S/A

Grupo Hospitalar do Rio de Janeiro Ltda (Assim)

HBC Saúde S/C Ltda

Memorial Saúde

Nossa Saúde – Operadora de Planos Privados de Assistência à Saúde Ltda

Operadora Ideal Saúde Ltda

Porto Alegre Clínicas S/S Ltda

Prevent Sênior Private Operadora de Saúde Ltda

Real Saúde Ltda EPP


Recife Meridional Assistência Médica Ltda

Samp Espírito Santo Assistência Ltda

São Francisco Assistência Médica Ltda

São Francisco Sistema de Saúde Sociedade Empresária Ltda

Saúde Medicol S/A

Seisa Serviços Integrados de Saúde Ltda

SMS – Assistência Médica Ltda

Social – Sociedade Assistencial e Cultural

Sosaúde Assistência Médico Hospitalar Ltda

Unimed Brasília Cooperativa de Trabalho Médico

Unimed Federação Interfederativa das Cooperativas Médicas do Centro-Oeste e Tocantins

Unimed Guararapes Cooperativa de Trabalho Médico Ltda

Unimed Maceió Cooperativa de Trabalho Médico

Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico

Universal Saúde Assistência Médica S/A

Vida Saudável S/C Ltda

Viva Planos de Saúde Ltda


Confira também os prazos máximos de atendimento (em dias úteis) para cada serviço médico:


Consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia — sete dias

Consulta nas demais especialidades — 14 dias

Consulta/sessão com fonoaudiólogo — dez dias

Consulta/sessão com nutricionista — dez dias

Consulta/sessão com psicólogo — dez dias

Consulta/sessão com terapeuta ocupacional — dez dias

Consulta/sessão com fisioterapeuta — dez dias

Consulta e procedimentos realizados em consultório/ clínica com cirurgião-dentista — sete dias

Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial — três dias

Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial — dez dias

Procedimentos de alta complexidade (PAC) — 21 dias

Atendimento em regimento hospital-dia — dez dias

Atendimento em regime de internação eletiva — 21 dias

Urgência e emergência — imediato

Consulta de retorno — a critério do profissional responsável pelo atendimento

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