quarta-feira, 25 de julho de 2012

Projeto de mobilidade para o Bairro do Recife corre risco de não sair do papel



Um projeto de mobilidade urbana, segurança e sustentabilidade para o Bairro do Recife, uma das áreas mais turísticas da capital pernambucana, corre risco de ser engavetado por falta de agilidade e decisão política da prefeitura. Orçada em R$ 6 milhões, a proposta tem recursos garantidos do governo federal e pretende transformar o Bairro do Recife em um experimento de tecnologias de mobilidade, que vão do compartilhamento de bicicletas e carros elétricos, passam pela implantação de estacionamentos inteligentes, com o fornecimento de informações em tempo real sobre disponibilidade de vagas para os motoristas, até a transformação do bairro numa ilha de segurança, com controle dos veículos que entram e saem dos limites compreendidos entre as Pontes do Limoeiro (ao Norte), 12 de Outubro (ao Sul), Maurício de Nassau e Buarque de Macedo (a Oeste).
A tecnologia a ser utilizada no projeto é da empresa pernambucana Serttel, que além de garantir a manutenção da rede semafórica do Recife coleciona sucessos pelo País, como a Bike Rio, modelo de bicicletas compartilhadas (alugadas) que tem feito a festa dos cariocas e turistas que visitam o Rio de Janeiro. A empresa ganhou a licitação pública realizada pelo Porto Digital, pai da ideia e captador dos recursos junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Segundo o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, está tudo pronto, à espera apenas da autorização da Prefeitura do Recife. Embora não entre com dinheiro algum no projeto, o município tem palavra final porque precisa liberar a instalação dos equipamentos urbanos que serão colocados na ilha, como as estações de bicicletas e as câmeras.

“Há quatro meses concluímos a licitação, escolhendo o vencedor, e há três meses esperamos uma resposta da prefeitura. O que me preocupa são os recursos. Os R$ 6 milhões são apenas parte de um convênio muito maior que firmamos com o MCT, no valor de R$ 32 milhões. 80% do valor é do governo federal e 20% do Estado. É um dinheiro garantido, que está à espera para ser usado. Mas se não houver utilização, teremos que devolver”, afirma Francisco Saboya. A não utilização dos recursos já disponíveis além de comprometer a imagem do Porto Digital diante do Ministério, impede o polo de desenvolvimento de softwares de receber o restante do dinheiro previsto no convênio.

Aluguel de bicicletas é um dos eixos do projeto
Se vingar, o projeto de mobilidade urbana será utilizado por qualquer cidadão que vá ao Bairro do Recife. A ilha abrigaria um projeto piloto que, sendo aprovado pela população, poderia ser ampliado para outras áreas da cidade e até da Região Metropolitana. Teria cinco eixos: a implantação de dez estações de bicicletas para compartilhamento; aluguel de carros elétricos no mesmo molde das bikes; construção de dois estacionamentos inteligentes, onde as pessoas deixariam os carros e partiriam a pé, de bike ou de carro elétrico; aplicativo para que, de casa, os motoristas identifiquem a disponibilidade de vagas de estacionamento no Bairro; e controle por câmeras dos veículos que entram e saem da ilha.
A Prefeitura do Recife desconversa sobre qualquer tipo de resistência ao projeto. A secretária de Controle Urbano, Desenvolvimento e Obras, Maria José De Biase, explica que em breve o município estará autorizando sua implantação. “De forma alguma iríamos vetá-lo. É de interesse do município, mas temos que fechar o termo de permissão antes de dar a autorização. Entre as exigências está a complementação da ciclofaixa existente no Bairro do Recife”, afirma.
ENTENDA A PROPOSTA
A ideia é usar o Bairro do Recife para implantação de um projeto de mobilidade, segurança e sustentabilidade para ser ampliado, futuramente, para outras áreas da cidade.
1) Implantação de estações de bicicletas para compartilhamento
Seriam implantadas dez estações de bicicletas compartilhadas, para pequenos deslocamentos. Elas ficariam localizadas no Bairro do Recife e no acesso a ele, nos bairros de Santo Antônio e Santo Amaro. O sistema funciona com sucesso no Rio de Janeiro. Consiste no aluguel de bikes, com liberação via celular. Depois da jornada, o equipamento é devolvido em qualquer outra estação.
Locais das estações
1) Sede do CESAR
2) Sede da Prefeitura do Recife
3) Praça do Arsenal
4) Núcleo Gestor do Porto Digital
5) Porto Digital
6) Paço Alfândega
7) Cais de Santa Rita
8) Call Center
9) Porto Digital em Santo Amaro
2) Compartilhamento de carros elétricos
O sistema seria semelhante ao compartilhamento de bikes. Três veículos elétricos tipo compacto, com capacidade para no mínimo dois passageiros, seriam disponibilizados para aluguel.
3) Implantação de dois estacionamentos inteligentes
Os estacionamentos teriam, no mínimo, cem vagas cada. O usuário deixaria seu carro e, de lá, poderia seguir a pé, alugar uma bicicleta ou um carro elétrico.
* Próximo à Praça Tiradentes, no Cais do Apolo
* Área do segundo estacionamento ainda está sendo definida
4) Informação em tempo real
O acesso aos estacionamentos seria automatizado, com cancela automática controlada por computador. Haveria gravação de imagens dos veículos que entram e saem. Câmeras também seriam instaladas nas principais entradas do Bairro do Recife. Todo esse sistema alimentaria um aplicativo que poderia ser acessado pelos motoristas que se dirigem ao Bairro do Recife. Os condutores identificariam a existência e o quantitativo de vagas antes mesmo de sair de casa. O tráfego de carros e a operação dos ônibus na ilha também seriam informados.
5) Segurança
O sistema também permitiria a leitura automática de placas. O dispositivo identificaria os veículos que entrassem e saíssem do Bairro do Recife. Esse serviço online poderia estar interligado com os órgãos de segurança do Estado.
Fonte: Porto Digital

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