sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dia do Motociclista é lembrado com orientações e serviços no Recife

 

O Dia do Motociclista, nesta sexta-feira (27), será lembrado com uma grande ação que vai movimentar ainda mais uma das principais avenidas do Recife, a Agamenon Magalhães. Haverá orientação para os motociclistas e atendimento gratuito para vários serviços. A ação também visa lembrar que é preciso respeitar as leis de trânsito para evitar acidentes. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), só no mês passado, foram registradas quase 104 mil infrações cometidas por motocicletas no estado. As principais foram: dirigir sem carteira de habilitação ou permissão, e dirigir sem capacete.

A ação vai acontecer a partir das 9h, embaixo do viaduto da Avenida Norte, onde um toldo será montado para atender os motociclistas, até às 16h. “Vão ter muitas ações, nós montamos uma espécie de um circuito onde eles recebem uma cartela, visitam primeiro o estande do Detran, receberão algumas orientações de educação e depois eles passarão pelo circuito do comitê, da lei seca [...] Seguem para a Secretaria de Saúde onde vão ser disponibilizados os serviços de saúde, exames de HIV e orientações também contra doenças sexualmente transmissíveis”, disse Fernanda Cordeiro, coordenadora de Educação de Trânsito do Detran.
Os motociclistas também vão receber brindes durante a ação, como troca de óleo. “Para receber os brindes eles primeiro têm que passar pelo circuito de educação. Então, eles passam pelo Detran, passam pelo Sest/Senat, vão ouvir orientações para que usem a moto em condições de segurança”, explicou Cordeiro.
Em 2012 foram quase 104 mil infrações cometidas por motociclistas. “A primeira delas é pilotar sem o uso da habilitação. Muitos motociclistas pilotam sem habilitação, sem o uso do capacete, sem o uso dos equipamentos de segurança, transportam pessoas sem o capacete, transportam menores também e além de tudo isso é um risco à vida deles e à vida de terceiros. Então são essas ações educativas que nós queremos conscientizá-los para que isso pare de ser uma calamidade dentro do estado”, contou a coordenadora do Detran.

0 comentários:

Postar um comentário