quarta-feira, 25 de julho de 2012

Desemprego na RMR recua em junho


   O desemprego recuou na Região Metropolitana do Recife (RMR),  passando a taxa de desocupação de 11,7% para em maio para 10,9% em junho. Essa é a menor taxa registrada na área metropolitana desde o início da série. O desemprego aberto passou de 7,5% para 7,2% da População Economicamente Ativa (PEA) e o desemprego oculto caiu de 4,2% para 3,7%. O contingente de desempregados foi estimado em 195 mil pessoas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada pela Agência Condepe-Fidem, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), nesta quarta-feira (25).

Em junho, foram criadas 13 mil novas ocupações na RMR distribuidas no comércio ( 4 mil), na construção civil ( 6 mil) e no setor de serviços (4 mil). A indústria de transformação não absorveu novos trabalhadores no período. Em relação a posição na ocupação, a pesquisa mostrou que houve crescimento de 1,5% no conjunto dos assalariados, redução de 0,3% nos autônomos e retração de 0,8% no emprego doméstico em junho.  Foram criadas 15 mil vagas com carteira assinada e eliminados 4 mil postos de trabalho sem carteira.

Os trabalhadores da área metropolitana do Recife tiveram redução nos rendimentos em maio comparado a abril, com perda de 0,6% da renda dos ocupados, 1,3% dos assalariados e 2,1% dos autônomos.  A renda média dos ocupados foi estimada em R$ 1.086,00 pela pesquisa.  A massa de rendimentos sofreu retração de 1,2% no período.

0 comentários:

Postar um comentário