sábado, 28 de julho de 2012

Surto do vírus Ebola em Uganda mata 13, diz OMC

Autoridades do país confirmaram surto e afirmaram estar trabalhando para contê-lo

Reuters
James Akena/Reuters
Crianças aguardam por comida em campo de refugiados na Uganda

Publicidade
Um surto do mortífero vírus Ebola já matou 13 pessoas em Uganda, mas as autoridades estão tomando providências para conter a doença, caracterizada por uma febre hemorrágica, informou a Organização Mundial da Saúde (OMC) neste sábado (28).

Não existe vacina ou tratamento contra o Ebola, que é transmitido por contato pessoal e, dependendo da cepa, mata até 90 por cento dos que contraem o vírus.

O representante da OMC em Uganda, Joaquim Saweka, disse que o surto só foi confirmado na última sexta-feira (27), embora infecções suspeitas de serem causadas pelo Ebola tenham surgido no início de julho no distrito de Kibale, cerca de 170 quilômetros a oeste da capital, Kampala.

— Há um total de 20 pessoas suspeitas de terem contraído o Ebola e 13 delas morreram. Uma equipe de especialistas, do governo, da OMC e do Centro de Controle de Doenças, dos Estados Unidos, está no local e acompanha todos os casos suspeitos e todas as pessoas que entraram em contato com os pacientes.

Segundo Saweka, ainda não foi confirmada a origem do surto, mas 18 dos 20 casos parecem ter surgido numa mesma família.

Kibale fica próxima à da República Democrática do Congo (RDC), onde o vírus surgiu em 1976 e foi batizado com o nome do Rio Ebola.

Os sintomas incluem febre súbita intensa, fraqueza, dor muscular, de cabeça e de garganta, seguida de vômitos, diarreia, erupções cutâneas, prejuízo às funções renais e hepáticas e hemorragia interna e externa.

O Ebola havia sido identificado pela última vez em Uganda em maio do ano passado, tendo causado a morte de uma menina de 12 anos. O pior surto no país ocorreu em 2000, quando 450 pessoas foram infectadas, das quais mais da metade morreu.

0 comentários:

Postar um comentário