segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sérgio Leite tem 37% e Junior Matuto surpreende em segundo lugar

                     

A disputa eleitoral no município de Paulista começa a ficar polarizada entre os candidatos do PT, deputado Sérgio Leite, e PSB, vereador Junior Matuto. Pelo menos é o que indica a pesquisa quantitativa realizada pelo Instituto Exatta, entre os dias 18 e 19 de julho, que entrevistou 400 pessoas e tem uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais. De acordo com a consulta, o petista leva uma vantagem de nove pontos em relação ao segundo colocado. Sérgio Leite recebeu 37% das intenções de voto. Matuto, que está no seu primeiro mandato parlamentar e debuta na disputa majoritária, aparece com 28%, na pesquisa estimulada, ou seja, naquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

No total, os paulistenses terão quatro opções para votar. No levantamento da Exatta, os outros dois postulantes ficaram distantes dos primeiros colocados. O candidato do PMN, deputado Severino Ramos, recebeu 6% da preferência a seu favor. Já Nena Cabral, do PRTB, ficou com um percentual de apenas 3%. Ainda na pesquisa estimulada, 11% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhuma das opções apresentadas e 15% não souberam dizer ou não opinaram.
Entre os bairros com maior número de entrevistados, o candidato do PT ficou melhor posicionado em Arthur Lundgreen II, onde 49% afirmaram que votarão em Leite. Neste mesmo bairro, 19% dos entrevistados se disseram eleitores de Junior Matuto, enquanto Nena Cabral ficou com 9% e Ramos não pontuou. Em Arthur Lundgreen I, onde 58 pessoas foram ouvidas, Sérgio Leite obteve 38% das intenções de votos, contra 22% do candidato socialista. Cabral e Ramos ficaram com 0% nesta localidade. Já no Janga, onde 80 eleitores responderam à pesquisa, 48% afirmaram que votarão em Leite, 30% em Matuto, 5% em Cabral e o candidato do PMN mais uma vez não pontuou.

ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistador apenas pergunta em quem o eleitor votaria, sem apresentar as opções, o cenário não muda muito para os candidatos, apesar de os números estarem mais diluídos - já que nesse tipo de levantamento aparecem nomes que não estão na disputa de outubro. Leite continua figurando no primeiro lugar, com 16%, enquanto Junior Matuto obteve 13%. Nesse cenário, a diferença entre os dois postulantes reduz para três pontos percentuais. Em seguida, aparece Antônio Speck (PTB) (3%), que é o vice de Sérgio Leite.

Em quarto lugar na espontânea está Severino Ramos, que obteve um percentual de 2%. O nome do atual prefeito, Yves Ribeiro (PSB), foi lembrado por 2% dos entrevistados, apesar de não concorrer por já estar no segundo mandato seguido. O atual candidato a vice na chapa de Junior Matuto, Jorge Carreiro (PCdoB), apareceu com 1%. O prefeiturável Nena Cabral não foi citado na pesquisa espontânea. Dez por cento dos entrevistados disseram que não votariam em ninguém e 53% não souberam ou não opinaram.

0 comentários:

Postar um comentário