quarta-feira, 25 de julho de 2012

Atividade e emprego recuam em junho, aponta sondagem

Produção industrial mostra tendência de queda e a atividade encontra-se ainda mais desaquecida



SÃO PAULO - A atividade industrial recuou mais uma vez em junho, o que leva à quarta queda em seis 

meses, segundo dados da pesquisa Sondagem Industrial, divulgados nesta terça-feira (24) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). 


O índice de produção industrial ficou em 45,5 pontos em junho, ante 51,6 pontos em maio e 45,3 em abril. O indicador varia de zero a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos representam aumento da produção. O índice registrado em junho do ano passado foi de 48 pontos. 

Segundo a CNI, a produção industrial mostra tendência de queda e a atividade encontra-se ainda mais desaquecida. 

Emprego 

O ritmo de queda no emprego da indústria acelerou ao longo do segundo trimestre: o índice de evolução do número de empregados caiu de 49,5 pontos em março para 47,2 pontos em junho. 
A utilização da capacidade instalada manteve-se abaixo do usual por todo o semestre e o índice atingiu 41,8 pontos em junho. 

O porcentual médio de utilização da capacidade instalada (Nuci) passou de 73% em maio, para 72% em junho. O índice de utilização de capacidade efetiva-usual, que considera o Nuci comum para o mês, ficou em 41,8 pontos em junho, ante 44 pontos em maio. 
Mesmo com a baixa atividade industrial, os estoques se elevaram em cinco dos seis primeiros meses de 2012. O acúmulo de estoques indesejados é praticamente o mesmo do início do ano (índice de 52,5 pontos em junho ante 52,7 pontos em janeiro).

0 comentários:

Postar um comentário