sábado, 28 de julho de 2012

Judô brasileiro quebra tabu de 20 anos e se torna o esporte com mais medalhas olímpicas

A judoca Sarah Menezes levou o ouro, enquanto Felipe Kitadai faturou o bronze

Sarah exibe sua medalha dourada - Crédito: Toru Hanai/Reuters








O primeiro dia de competições dos Jogos Olímpicos de Londres entrou para a história do esporte brasileiro. Com os pódios de Sarah Menenezes e Felipe Kitadai neste sábado (28), o judô se tornou a modalidade que mais rendeu medalhas ao Brasil, com 17 ao total.
Hoje, o País ganhou a primeira medalha de ouro em Londres com a judoca piauiense Sarah Menezes. Ela derrotou a campeã olímpica em Pequim 2008, Alina Dimitru, da Romênia, na final da categoria até 48 kg e ficou no topo do pódio.
Já o judoca Felipe Kitadai venceu o italiano Elio Verde por wazari na categoria até 60 kg e faturou a medalha de bronze.
Com os dois pódios, o Brasil chegou a 17 medalhas na história das Olimpíadas e se tornou o esporte mais vitorioso do País. São três medalhas de outro, três de prata e onze de bronze.
Na segunda colocação estão a vela e o vôlei (incluindo o vôlei de praia), ambas com 16 medalhas. Em seguida vem o atletismo, com 14 pódios.
O histórico dia em Londres também derrubou outros recordes e tabus para o Brasil.
Sarah se tornou a primeira judoca a subir no topo do pódio nas Olimpíadas. Além disso, a medalha dourada quebrou um tabu de 20 anos. O judô não trazia um ouro no judô desde os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992, quando Rogério Sampaio conquistou o topo do pódio.

0 comentários:

Postar um comentário