segunda-feira, 23 de julho de 2012

Morre Severino Queiroz, fundador da Ampla Comunicação

Publicitário e empresário estava internado há uma semana e morreu de infecção generalizada


Velório e enterro aconteceram no Morada da Paz / Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem

Velório e enterro aconteceram no Morada da Paz

Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem

Há uma semana internado no Hospital Santa Joana, o publicitário e empresário Severino Cavalcante Queiroz, morreu neste domingo (22), às 14 horas, aos 90 anos de idade. O sepultamento acontece na noite deste domingo (23), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Seu Queiroz, como era conhecido, faleceu de infecção generalizada.

Ele foi fundador e era presidente do conselho administrativo da agência Ampla Comunicação. Considerado um pioneiro e muito querido por todos que o conheceram, foi também fundador do Sindicato dos Publicitários de Pernambuco, que presidiu entre 1994 e 1997.

Severino Cavalcante Queiroz nasceu em 10 de setembro de 1922 em Chã Grande, Agreste de Pernambuco. Em 1933, veio morar no Recife. Criou a Ampla em 1976 com três grandes clientes na época, que decidiram acompanhá-lo: Elmo Carneiro e Aluísio Ferrer, da Pitú; Juvenal Teixeira, da Icopervil; e João Amorim, do Açúcar Estrela. Entre os cases de sucesso, a agência lembra dos comerciais de várias empresas e instituições, entre elas, Ferreira Costa, Claro, Imip e, principalmente, Pitú.

A agência se consolidou ao longo do tempo como uma das principais de Pernambuco. Durante as conversas com amigos e familiares, Seu Queiroz costumava dizer que o homem não poderia viver sem amigos, família e trabalho.

Pioneiro por vocação, foi agraciado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) com o título de Destaque em Comunicação. A Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap) lhe concedeu o título de Publicitário Latino-americano.

Seu Queiroz presidia o conselho administrativo da Ampla, que desde 2009 é presidida pelo filho, Queiroz Filho. Engenheiro por formação, Queiroz Filho costuma dizer que seu pai foi o seu professor de publicidade, com quem passou a trabalhar desde 1977 na agência, onde começou na função de office boy, passando em seguida para mídia e atendimento.

Desde 1990, outra filha de Seu Queiroz, a psicóloga Ana Cristina Queiroz, passou a fazer parte do quadro de funcionários da Ampla. Responsável por profissionalizar a área organizacional da agência, atualmente responde pela sua vice-presidência administrativo-financeira. A Ampla completa 36 anos este ano.

O publicitário deixa viúva Janete Trindade de Queiroz e órfãos Queiroz Filho, Ana Cristina Queiroz e Tânia Queiroz. Um terceiro filho, Jair Silva, adotado quando do casamento com Janete, já é falecido.

0 comentários:

Postar um comentário