quinta-feira, 12 de julho de 2012

Abertura do FIG 2012 será dedicada ao Rei do Baião Luiz Gonzaga



2ca14bda46bd808c88ff5a7d362546ab.jpg
Foto: Divulgação, com ilustração de Erika Simona


Em uma homenagem mais do que justa ao Rei do Baião Luiz Gonzaga, o Festival de Inverno de Garanhuns 2012 (FIG) dedicou a sua programação de abertura ao músico pernambucano, que se estivesse vivo completaria cem anos este ano. O tributo acontece na noite desta quinta-feira (12), no grande palco da Praça Guadalajara. Mourinha do Forró abre a programação musical do festival, às 21h, seguido pela Família Gonzaga, Elba Ramalho e Dominguinhos. A noite será encerrada pelo projeto Viva Gonzagão, que conta com a participação de vários músicos que adoram e se inspiram na obra deixada pelo Mestre Lua.

Em Garanhuns, o Viva Gonzagão terá a presença de Nádia Maia, Petrúcio Amorim, Andrezza Formiga, André Macambira, Terezinha do Acordeon, Gennaro, Josildo Sá, Cristina Amaral, Rogério Rangel, Ronaldo César, Herbert Lucena, Roberto Cruz, Bia Marinho, Encanto e Poesia e Cezzinha. A apresentação terá abertura do poeta Antônio Marinho, recitando um poema sobre o centenário de Gonzaga.
O FIG 2012 acontece até o dia 21 de julho. Durante o evento, a cidade localizada a 230 km do Recife será "ocupada" pela cultura, oferecendo aos moradores e turistas uma programação rica não só na qualidade das atrações, como na diversidade. Serão mais de 300 shows musicais, distribuídos nos polos de forró, instrumental, pop e MPB; apresentações circenses, espetáculos de dança; exposições, além de debates, palestras e a realização de 66 oficinas de formação nas áreas de artes visuais, moda, design, cultura popular, fotografia e audiovisual.

Entre as atrações musicais que prometem agradar o público do festival, estão as cantoras Zélia Ducan e Zizi Possi, que se apresentam nesta sexta-feira (13). No sábado (14), o polo Guadalajara terá Academia da Berlinda, Roberta Miranda e Alcione. Os músicos pernambucanos Herbet Lucena e Lula Queiroga são as atrações do domingo (15), seguidos por Renato Texeira, Xangai e Maciel Melo.

O dia 18 de julho será dedicado ao samba e traz Gerlane Lops, Karynna Spinelli, Pércles e Fundo de Quintal. O tremendão Erasmo Carlos, Reginaldo Rossi e Ortinho animam o dia 19. Lenine, Milton Nascimento e Marcelo Jeneci são os nomes do penúltimo dia do festival (20). O evento será encerrado sob o comando por Jorge Ben Jor (que entrou na grade após a saída de Ney Matogrosso) e Lulu Santos, no dia 21.

ARTE E POESIA
 - Além dos shows palco Guadalajara, o FIG oferece outras atrações nesta quinta - embora a maioria das atividades esteja programada para começar na sexta (13), assim como a abertura dos outros palcos do festival. 

Os que gostam de poesia, por exemplo, a partir desta quinta poderão utilizar os serviços do "Disk Literatura – Poesia Delivery". Para receber um poesia em domicílio, basta ligar para o número (87) 9621.9228, das 15h às 21h, e agendar a visita. Quem preferir ouvir os recitais pelo telefone, deve fazer a ligação das 10h às 14h.

O público também poderá conferir a mostra "Gonzagueando a arte popular", no Espaço do Artesanato. A exposição apresenta 20 peças únicas confeccionadas por artesãos e artesãs do Alto do Moura, em Caruaru, retratando cenas da vida de Gonzagão. 

Vale lembrar que o FIG também contará com o Espaço Lua Gonzaga, onde o público poderá conferir um pouco da história do Rei do Baião. Mas a exposição, que ficará em cartaz no Parque Euclides Dourado, só será aberta na sexta-feira (13). 

0 comentários:

Postar um comentário