quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Folha lança série sobre Luiz Gonzaga


Há exatos 23 anos, o Nordeste perdia um dos seus maiores ícones. Luiz Gonzaga do Nascimento, o Velho Lua, faleceu em 2 de agosto de 1989, no Hospital Santa Joana, no Derby, área Central do Recife, por complicações decorrentes de uma osteoporose e de um câncer de próstata. O cantador, que fez história e marcou definitivamente a maneira do Brasil enxergar o Nordeste, recebe uma homenagem da Folha de Pernambuco e do Portal FolhaPE. A partir desta quinta-feira (02), o leitor poderá conferir uma série de reportagens sobre vida e obra do Rei do Baião.
O Portal FolhaPE vai hospedar em sua home um hotsite intitulado “Do Sertão à Lua nos Tons da Sanfona”. Nele, o leitor terá textos, análises de músicas, entrevistas, vídeos, galeria de imagens e muito mais. O hotsite será dividido em oito eixos temáticos, que irão contar a trajetória do Velho Lua de trás para frente: Do fim para o início, Gon­zaga sertanejo, Gonzaga família, Gonzaga devoto, Gonzaga cangaceiro, Gonzaga namorador e Gonzaga músico. Cada tema será trabalhado durante 12 dias até a data do seu centenário, 13 de dezembro; quando a Folha veiculará um caderno especial.
Hoje, entra no ar a seção “Do fim para o início”. Nela, o leitor poderá encontrar tudo sobre os últimos momentos de vida do Rei do Baião, último show no Recife, enterro e funeral, e, claro, o sonho de Gonzaguinha de construir um mu­seu em homenagem ao pai. O hotsite tem ainda uma linha do tempo, com as datas mais importantes da vida do cantador.
No mês de junho, os repórteres Geison Macedo, Hesíodo Góes, Juliana Sampaio e Rui Gonçalves embarcaram rumo ao Sertão do Estado para entrar no universo Gonzagueano. “As reportagens especiais em formato diferenciado são novidade no Portal FolhaPE. Por isso, decidimos começar com o pé direito e fazer uma homenagem a este nordestino que até hoje nos influencia”, afirmou a editora Executiva do Portal FolhaPE, Lorena Ferrário.
Para o editor geral da Folha de Pernambuco, Henrique Barbosa, o hotsite e o caderno especial são presentes do Grupo EQM para os nordestinos. “Não poderíamos deixar passar este momento em branco, onde to­do o País celebra o centenário do Rei do Baião”, reforçou.
* A foto da capa foi produzida com o ator Adélio Lima, na exposição Baixio dos Doidos, em Caruaru. Ele interpreta Gonza­ga no ci­nema.

0 comentários:

Postar um comentário