terça-feira, 17 de julho de 2012

Servidores da Chesf cruzam os braços

Entre as reivindicações estão reajuste salarial e plano de saúde para aposentados

 Os mais de 2,5 mil trabalhadores da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) em Pernambuco entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira. Na pauta de reinvindicações, o reajuste salarial de 10,73%, a manutenção do plano de saúde para os aposentados, o abono salarial e o aumento do vale-refeição. A greve também atinge os outros estados do Nordeste que são atendidos pela empresa (todos, com exceção do Maranhão), e faz parte da mobilização que começou ontem e já atinge mais de 80% dos 27 mil funcionários do Sistema Eletrobras, locados na estatal e em suas subsidiárias.
No reajuste pedido já estão inclusos 5,1% relativos ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), 3,47% do crescimento médio no consumo de energia nos últimos três anos e 1,5% relativos ao ganho real. De acordo com o presidente da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (Frune), Edvaldo Gomes, quatro rodadas de negociações com a Eletrobras já foram realizadas e a única proposta apresentada foi a do reajuste da inflação (5,1%). “Nós achamos isso um desrespeito, porque o setor elétrico ganha muito bem. No ano passado, a Chesf lucrou mais de R$ 1,5 bilhão e a previsão para este ano é de mais de R$ 1,8 bilhão”, afirmou.
Ainda segundo Gomes os funcionários da área de operação não irão aderir à greve. “Nós temos um compromisso com a população e vamos mantê-lo, mas os trabalhadores das áreas administrativas e da manutenção participarão da paralisação. No último dia 11, nos reunimos com a Eletrobras e nada de novo foi apresentado. Por enquanto, não temos nenhuma reunião marcada, mas estaremos à disposição para negociações”, declarou.
De acordo com o diretor administrativo adjunto da Chesf e representante nas negociações junto à Eletrobras, Adelson Neves, “a empresa está respeitando a greve e espera que os sindicatos mantenham os serviços essenciais (usinas e subestações) em funcionamento”. Por meio de nota, a Eletrobras informou que a greve está “transcorrendo em clima de tranquilidade e respeito entre as empresas e sindicatos” e que “a empresa considera a proposta de reposição integral da inflação justa e adequada e espera que os trabalhadores compreendam os limites que se impõem e retornem ao trabalho imediatamente”.

0 comentários:

Postar um comentário