quarta-feira, 18 de julho de 2012

Santa Cruz enfrenta Paysandu, nesta sexta-feira, no Arruda

De fato, o jogo pode ser considerado como um clássico, pela história dos clubes


Santa Cruz e Paysandu, duas das mais tradicionais equipes na Série C do Campeonato Brasileiro, irão se enfrentar nesta semana, pela quarta rodada do torneio. A partida está marcada para as 19h desta sexta-feira, no Estádio do Arruda.

De fato, este jogo pode ser considerado como um clássico, pela história dos dois clubes. Se a força do Tricolor e do Papão já garante uma boa partida, existe um fator que deve colocar ainda mais água no feijão. Atualmente, pernambucanos e paraenses têm, em seus elencos, três jogadores fundamentais que já estiveram do outro lado.

Explicando melhor: os atacantes Kiros e Rafael Oliveira tiveram passagens pelo Santa Cruz e agora estão no Paysandu, enquanto que o meia Luciano Henrique fez o caminho contrário, do Papão ao Tricolor. Entre os três atletas, duas coisas em comum. Todos, hoje, são titulares absolutos nas suas equipes e todos tiveram saídas conturbadas nos ex-clubes.

Luciano Henrique, por exemplo, passou a temporada de 2011 em terras paraenses. Acabou saindo do norte do país sofrendo muitas críticas da torcida, por ser considerado um jogador lento e improdutivo, sem ter feito sequer um gol na Série C do ano passado.

Veio para o Santa Cruz e, nos primeiros jogos com a camisa tricolor, apresentou os mesmos defeitos que o marcaram como ‘persona non grata’ para os torcedores do Papão. Chegou a ser bastante cobrado quando o Santinha esteve em má fase, na metade do Pernambucano. Mas, da reta final do Estadual para cá, o meio-campo coral se tornou uma das referências na equipe e vêm jogando uma das bolas mais redondas do grupo.

Já do lado de cima do país, dois jogadores viraram a casaca e construíram história parecida com a de Luciano Henrique. O atacante Kiros conquistou o acesso à Série C com o Santa Cruz no ano passado, mas não escapou das críticas da torcida. Chegou até a ganhar apelidos referentes à sua altura e capacidade de mobilidade.

Sofrendo por cobranças exageradas e sem espaço no time, Kiros acabou voltando ao Porto e, de lá, foi para o Paysandu. Assim que chegou ao Pará, assumiu a camisa 9 e nos dois primeiros jogos desta Série C, fez dois gols.

O outro atacante que saiu do Santa para o Paysandu atende pelo nome de Rafael Oliveira. O atleta chegou com status de grande promessa ao time coral em 2008. Não foi tão mal, mas por conta da péssima temporada tricolor e do conturbado momento político, acabou não permanecendo para o ano seguinte. Voltou ao Paysandu, foi vice-artilheiro da Série C em 2011 e marcou um dos gols que acabaram eliminando o Sport na Copa do Brasil.

Luciano Henrique, Kiros e Rafael Oliveira passaram das críticas aos elogios, da falha ao acerto. Com a mudança de ambiente, parece que os atletas encontraram o bom futebol. Nesta semana, os três jogadores irão se encontrar em campo. Provavelmente, na cabeça deles, fica uma vontade a mais pela vitória, para provar aos torcedores da ex-equipe que têm qualidade, e também para continuar dando alegria à torcida do atual clube que defendem.
 

0 comentários:

Postar um comentário