segunda-feira, 2 de julho de 2012

Na Região Metropolitana do Recife, chuvas causam transtornos

As chuvas que caem no Grande Recife desde o domingo (1º) ainda não deram trégua na manhã desta segunda-feira (2) e já causam transtornos em vários locais. Em bairros do Recife, Olinda, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho, são registrados pontos de alagamento e algumas barreiras também deslizaram.

No Cabo, a Coordenadoria de Defesa Civil do município registrou alguns pedidos de vistoria durante a madrugada. Uma casa teria caído no bairro da Cohab, na Rua 30. No Alto Bela Vista, uma barreira deslizou e atingiu o banheiro de uma residência; no bairro de São Francisco, uma encosta deslizou e também atingiu parte de uma casa. Não foram registrados feridos em nenhuma das ocorrências.

Muro cai por cima de casa no bairro do Socorro, em Jaboatão (Foto: Kety Marinho / Globo Nordeste) 
Muro cai por cima de casa no bairro do Socorro,  em Jaboatão (Foto: Kety Marinho / Globo Nordeste)
A Defesa Civil de Jaboatão também registrou deslizamentos de barreiras nos bairros de Engenho Velho e Sucupira, durante a madrugada, atingindo a estrutura de duas casas. Ninguém ficou ferido. No bairro de Cavaleiro, uma barreira localizada próxima ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes teria rachado e ameaça deslizar. No bairro de Socorro, um muro de arrimo caiu por cima de uma casa.

A Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) registrou duas ocorrências sem vítimas: uma aconteceu no Ibura de Baixo, e a outra na comunidade de Lagoa Encantada, também no Ibura.

O Corpo de Bombeiros registrou quatro quedas de barreiras: no Morro da Conceição e Ibura, no Recife; em Cavaleiro, Jaboatão; e Passarinho, em Olinda. Não há informações sobre vítimas ou feridos. Duas famílias ilhadas tiveram que ser resgatadas, na manhã desta segunda, nos bairros de Jatobá e Ouro Preto, em Olinda.

De acordo com o coronel Casa Nova, comandante Corpo de Bombeiros de Pernambuco, a população precisa estar atenta a esse período. “Orientamos pessoas que estejam em locais de risco para que saiam do local, vão a lugares seguros. Se houver inundação, não é para passar se não tiver preparado, para não correr riscos. Em locais ilhados, estamos a postos com embarcações caso haja necessidade de retirar as vítimas para colocar em local tranquilo”, contou.


Ruas e Avenidas

Muitas ruas da cidade de Olinda amanheceram totalmente alagadas nesta manhã. No bairro de Jardim Fragoso, várias ruas estão quase intransitáveis. Na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, a água acumulada causa lentidão no trânsito em frente ao Clube da Aeronáutica. A Avenida Antônio de Góes, no Pina, também registra pontos de alagamento.
De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbanco (CTTU), duas vias estão com trânsito bastante complicado devido a alagamentos na capital pernambucana: a Avenida Recife, no bairro de Jardim São Paulo, no sentido Cidade Universitária; e a Avenida Norte, no bairro de Santo Amaro, no centro do Recife.
  
Tempo

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), nas últimas 24 horas, a Região Metropolitana do Recife registrou, aproximadamente, 100 milímetros de chuva. O recorde foi no Cabo de Santo Agostinho, com 134 milímetros.

Apesar de ter sido muita chuva, a Apac informou que os valores estão dentro da média para o esperado no período. Os ventos no Recife chegaram a 35km/h. A previsão para esta segunda é de chuva na Mata Norte e sol durante o dia da Região Metropolitana. Apenas à noite deve voltar a chover no Recife.

0 comentários:

Postar um comentário