Marcelo Moreno foi o responsável pelo gol de empate gremista (Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo)














Se quiser assumir postura de “time pequeno”, nos duelos longe da Ilha do Retiro, a equipe do Sport não pode afrouxar. Mas, o tento conquistado no primeiro tempo, parece ter elevado o moral dos jogadores rubro-negros. Ficou claro que os jogadores rubro-negros achavam possível vencer jogando de igual contra o Grêmio. O erro custou caro.
O Sport entrou em campo perfeito. A postura defensiva deu certo, com os volantes Tobi, Renan Teixeira e Rithely no meio-campo, além dos atacantes Marquinhos e Felipe Azevedo ajudando na marcação.
O Grêmio teve 68% de posse de bola e não conseguiu criar uma chance clara diante do goleiro Magrão. A bola na trave, no primeiro tempo, só aconteceu por conta de uma falta, bem cobrada por Elano.
De tanto tentar, os gaúchos cansaram. Então, o Sport se aproveitou, e os contra-ataques deram frutos. Na primeira chance, Gilberto perdeu gol feito, após boa assistência de Felipe Azevedo. No lance seguinte, o grito preso por conta da displicência do camisa 9 pôde ser finalmente solto.
Levantamento de Reinaldo e bola nas redes, com a cabeçada de Felipe Azevedo. O primeiro tempo acabou em festa. Veio o intervalo… veio o segundo tempo… E a postura mudou. Pior para o Sport.
O Leão se mostrou mais solto diante do Grêmio. Continuou sem o domínio da bola, é verdade. Mas, a vontade em matar o jogo, logo no início da etapa final, pôde ser sentida em campo. Então, o forte ferrolho foi aberto pelos donos da casa, com um gol atrás do outro. Primeiro com Marcelo Moreno, e mais dois com Leandro, que entrou na partida no segundo tempo.
Cada vez que as redes eram balançadas, o Sport ficava mais perdido. O placar poderia ter sido mais elástico. Acabou não sendo. O Grêmio não precisava provar nada.
Na verdade, o único que pretendia mostrar algo a mais, terminou com sem somar ponto algum na competição. Agora, é se virar em casa contra a sensação do Brasileiro, o Atlético/MG. Na Ilha, sim, o Leão tem condições de ser quem realmente é… Grande!

Meia Leandro saiu do banco de reservas e fez os gols da vitória gremista (Site Oficial do Grêmio)















Parecia que o esquema defensivo armado pelo técnico Vágner Mancini daria certo. O Sport conseguiu segurar os primeiros 45 minutos de jogo e, de quebra, ainda iniciou o duelo contra o Grêmio, nesta quarta-feria, com a vantagem no placar, com Felipe Azevedo. Mas, os gaúchos dominaram a partida por completo. Mereciam o gol. E quando o primeiro saiu, não deu mais para segurar. Marcelo Moreno e Leandro, duas vezes, fizeram os gols tricolores, e montaram o resultado final de 3×1 diante os rubro-negros.
FERROLHO LEONINO
Uma bola na trave, aos 19 minutos da etapa inicial, após cobrança de falta do meia Elano. Esse parecia ser o único lance que tirai a respiração do torcedor que compareceu ao estádio Olímpico. Os primeiros minutos de jogo acabaram sendo resumidos por um Grêmio com maior posse de bola, esbarrando na forte marcação implementada pela equipe do Sport, que praticamente abriu mão de jogar um futebol ofensivo.
Mas, justiça seja feita, na marcação, o Leão foi praticamente perfeito. O técnico Vágner Mancini, que preferiu não promover a estreia do meia Felipe Menezes, e mandou a campo três volantes: Tobi, Renan Teixeira e Rithely. O que serviu como ferrolho, acabou anulando qualquer chance de ataque dos rubro-negros na partida. Faltou saída de bola, e assim a função que restou aos atacantes do Sport foi, também marcar.
Quando o primeiro tempo já estava se aproximando do fim, o Sport finalmente se fez presente no ataque. E nas duas oportunidades criadas, o resultado acabou sendo fatal para os donos da casa. Aos 36 minutos, o atacante Felipe Azevedo partiu em velocidade e, em vez de chutar, preferiu tocar para o companheiro Gilberto. O camisa 9 só tinha o goleiro Marcelo Grohe a sua frente, mas acabou não fazendo jus a sua fama de matador, com uma finalização em cima do arqueiro tricolor.
Dois minutos depois, uma nova oportunidade foi criada, e a chance não foi perdida. A jogada iniciou com o volante Tobi, que conseguiu virar o jogo e encontrar o lateral Reinaldo. O jogador, então, emendou um preciso lançamento e a bola encontrou a cabeça do atacante Felipe Azevedo. A finalização pegou o goleiro Marcelo Grohe no contra-pé e a bola foi morrer no fundo da meta gremista. O gol que levou alívio para o segundo tempo.
VAREIO GREMISTA
A tônica vista no primeiro tempo, acabou sendo repetida na etapa final. O Grêmio realmente foi o dono da bola no jogo. Ao Sport, então, coube mais uma vez se defender. No entanto, o poder de marcação pareceu ser menos eficaz. E, de tanto tentar, os donos da casa conseguiram chegar a igualdade no placar.
A agonia gaúcha durou até os 18 minutos. A jogada foi iniciada pelo meia Elano, que avançou pelo meio da defesa rubro-negra e conseguiu encontrar Kléber. O atacante invadiu a área rubro-negra e mandou um belo chute no cando esquerdo do goleiro Magrão. No primeiro lance, o arqueiro conseguiu evitar o tento, espalmando a bola para o meio da área. Mas, a sobra ficou com Marcelo Moreno, e o artilheiro não perdoou.
O empate gremista era o que faltava para a superioridade dos donos da casa começar a ser sentida pelos jogadores rubro-negros. A construção da vitória acabou sendo apenas questão de tempo. Então, aos 27 e aos 34 minutos, a confirmação aconteceu. O fatídico gol da virada começou com o cruzamento do lateral Tony. O atacante Kléber mais uma vez travou batalha particular com Magrão, e após cabeçada, viu o arqueiro rubro-negro fazer linda defesa. No rebote, assim como o tento de empate, Leandro aproveitou o goleiro caído e balançou as redes.
Já o gol que decretou a vitória merece um parágrafo único. A bola pintou nos pés do meia Zé Roberto, ele tocou para Kléber, que tocou para Elano, que tocou para Leandro. Uma bela triangulação que não podia ser desperdiçada. O meia, que havia entrado no segundo tempo, só teve o trabalho de deslocar o goleiro Magrão e deu números finais a partida no estádio Olímpico.

Marcação do Sport foi o ponto positivo da equipe no primeiro tempo (Foto: Site Oficial do Grêmio)
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Tony, Vilson, Gilberto Silva e Pará; Fernando (Leandro), Souza, Elano (Marquinhos) e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno (Léo Gago). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
SPORT
Magrão; Moacir, Bruno Aguiar, Edcarlos e Reinaldo; Tobi, Renan Teixeira (Felipe Menezes), Rithely e Marquinhos (Gilsinho); Felipe Azevedo e Gilberto. Técnico: Vágner Mancini
LOCAL: Estádio Olímpico (Porto Alegre)
HORÁRIO: 19h30
ÁRBITRO: Jailson Macedo (BA)
ASSISTENTES: Carlos Berkenbrock (SC) e Marcos Rocha (BA)
GOLS: Felipe Azevedo (aos 38 do 1ºT); Marcelo Moreno (aos 17 do 2ºT), Leandro (aos 27 e 34 do 2ºT)
CARTÕES AMARELOS: Moacir, Edcarlos (Sport) Kléber (Grêmio)
PÚBLICO E RENDA: Não divulgados
Melhor do Sport – Felipe Azevedo: Voltou bem após suspensão. Além do gol, foi o jogador que mais buscou a ofensividade na equipe. No quesito marcação, também foi bem ajudando, principalmente, no primeiro tempo – 6
Pior do Sport – Edcarlos: Não passou confiança para o sistema defensivo. Precisa estar se mostrar mais ligado em campo, erro que tem se repetido em quase todas as partidas do Sport – 4
Grêmio: Dominou o jogo todo. Mas, necessita de um meia para criar. Só conseguiu a vitória porque o Sport se afrouxou na marcação do segundo tempo. Se a postura rubro-negra tivesse sido mantida, o resultado positivo poderia até sair, mas a equipe teria muito mais dificuldade – 6