quinta-feira, 12 de julho de 2012

Motoristas de Olinda e Paulista sofrem com buracos nas estradas

Na estrada Rio Doce-Maranguape, que liga os dois bairros mais populosos dos dois municípios, os moradores dizem que a situação é a mais precária.


Quem circula de carro, moto ou ônibus na Região Metropolitana do Recife enfrenta diariamente vários obstáculos na estrada. Cair nos buracos já virou rotina para motoristas que percorrem algumas das principais avenidas e ruas que ligam o bairro de Rio Doce, em Olinda, ao de Maranguape I, em Paulista.

A estrada Rio Doce-Maranguape liga os dois bairros mais populosos das duas cidades. Quem passa na estrada de carro, de moto ou de ônibus sente os efeitos de uma pista irregular e de um asfalto cheio ondulações. Quem faz a viagem todos os dias diz que tem motivos para se preocupar com a saúde.

"Cada buraco é uma paulada. Todos os dias chego doído em casa", disse o motorista José Duarte. Os passageiros também se queixam: "É bastante desconfortável. Nós pagamos uma tarifa alta e não temos conforto", reclamou a secretária Helena Santana.

De acordo com os moradores, a estrada foi recapeada há cerca de quatro anos. Mas, de acordo com eles, as autoridades de trânsito se esqueceram de pintar as faixas para os veículos e para os pedestres.

Em vários trechos, o asfalto novo cobriu apenas metade da estrada. Em outros pontos, a camada de asfalto já se desprendeu da pista formando buracos que incomodam e dão prejuízo. O fotógrafo Marcelo Xavier diz que a moto dele é pouco resistente diante de tantos obstáculos. "Para andar aqui tem que ser com uma moto de trilha, aquela que entra dentro de buraco, sobe montanha, entra dentro do mato e do rio", disse o fotógrafo.

Em uma das vias transversais da estrada, a situação é ainda pior. Além dos buracos, a água do esgoto enchem as fendas abertas na avenida Colibri, caminho obrigatório de várias linhas de ônibus e de transporte alternativo que partem do bairro de Rio Doce. Com o trânsito pesado, o esgoto se espalha por toda a vizinhança e os moradores reclamam do mal cheiro.

Além do incômodo, os problemas na estrada também causam prejuízos para quem não tem como evitar os buracos. "Eu já quebrei duas molas de freio, os pneus acabaram todos", reclamou o motorista de Kombi Raimundo Virgulino.

RESPOSTA

E a solução para o problema deve demorar. A prefeitura de Olinda informou que abriu uma licitação para resolver os problemas. O prazo para contratação da empresa é de 30 dias e só depois disso é que começa a recuperação das ruas do bairro de Rio Doce. Procuramos também a prefeitura de Paulista. A informação é de que as ruas e avenidas que ficam no município foram arrumadas em setembro do ano passado e estão em boas condições.

0 comentários:

Postar um comentário