segunda-feira, 16 de julho de 2012

Gilberto brilha em estreia, e o Sport vence a Portuguesa por 2 a 1

Durante a semana, ele falou muito. Disse que veio à Ilha do Retiro para resolver. Chamou a responsabilidade para si. E não decepcionou. O atacante Gilberto, que já comemorou título pernambucano marando gol na final contra o Sport, resolveu a favor do Leão neste domingo, dia de sua estreia em sua nova casa, ao dar uma assistência para Henrique e marcar o segundo gol na vitória de 2 a 1 sobre a Portuguesa. Ele também teve um gol anulado de forma duvidosa, no fim do primeiro tempo.
O resultado apertado reflete bem a partida. O time paulista deu muito trabalho com os alas Luís Ricardo e Marcelo Cordeiro, bem como nas bolas paradas, e o goleiro Magrão fez defesas difíceis, ajudando a garantir a vitória. Só não evitou o lindo gol de Moisés, pouco depois de os rubro-negros terem aberto vantagem de 2 a 0. Com os três pontos, o Leão chega aos 12 e sobe para a 11ª colocação, ultrapassando o Náutico (12º, com 10), enquanto os paulistas ficam na 15ª colocação. 
O JOGO
A Portuguesa não veio disposta a jogar na retranca. Começou com mais posse de bola e segurança na defesa, evitando a aproximação dos jogadores de ataque do Sport, que não forçavam o erro dos defensores na saída de jogo.
Cauteloso, com três volantes no meio de campo, o Sport teve sua primeira boa jogada ofensiva justamente em um contragolpe. Henrique foi lançado pela esquerda, cruzou para o centro da área, e Marquinhos Gabriel mandou de primeira por cima do gol.
A Portuguesa assustou quando com Ricardo de Jesus recolheu uma bola rebatida perto da meia-lua da área rubro-negra e bateu para fora.
O Sport pecava por não pressionar a saída de bola dos zagueiros do time adversário. Quando resolveu ir mais para a frente, passou a levar mais perigo.

Henrique aproveitou uma bola mal afastada pela defesa da Lusa para soltar uma bomba, que desviou em um dos zagueiros adversários e pegou o goleiro Dida no contrapé, abrindo o placar, aos 15 minutos.

O gol não mudou tanto o panorama da partida. A equipe do Sport seguia atenta na marcação na faixa central, e a Portuguesa tinha dificuldade de penetração. 

Aos 21 minutos, no entanto, o lateral-direito Luís Ricardo fez um bom cruzamento de longa distância, e Ananias cabeceou muito perto da trave esquerda da meta rubro-negra.

A Portuguesa passou a apertar para valer a partir dos 32. Foi quando Moisés mandou uma bomba de fora da área e Magrão fez uma ótima defesa.

Pouco depois, Luís Ricardo mandou cruzamento perigoso da direita. Ricardo de Jesus e Edcarlos se atiraram para chegar à bola, mas ninguém conseguiu. O atacante luso pediu pênalti. A jogada seguiu, e Marcelo Cordeiro cruzou. A defesa leonina mandou para escanteio.

Aos 37, após novo cruzamento de Luís Ricardo, Ananias mandou de voleio para fora, sem perigo.

O Sport esperava encaixar um contra-ataque fatal e conseguiu. Aos 41, Gilberto recebeu nas costas da defesa uma bola enfiada por Marquinhos Gabriel e mandou uma bomba no ângulo, balançando as redes. Mas a arbitragem invalidou, alegando impedimento. Lance duvidoso, os jogadores pareciam estar na mesma linha.
SEGUNDO TEMPO

O Sport foi para cima no primeiro minuto e chegou perto de ampliar. Cicinho recebeu de Marquinhos Gabriel e cruzou, a bola atravessou a pequena área e o lateral-esquerdo Reinaldo furou na tentativa do chute.

A Portuguesa seguia insistindo em jogadas com os alas, e o Sport, com dificuldade para conter, sobretudo do lado esquerdo da defesa. Luís Ricardo ganhavam todas sobre o lateral Reinaldo, que destoava dos companheiros.

As jogadas de bolas paradas passaram a atormentar a defesa do Sport, sempre com Marcelo Cordeiro cobrando. Magrão defendeu dois bons cabeceios, de Lima, aos 7, e de Moisés, aos 11.


Mas o Leão não fez por menos. Em contra-ataque bem trabalhado, Henrique passou para Gilberto, que serviu Marquinhos Gabriel, cara a cara com Dida. Marquinhos tentou colocar no cantinho, mas o goleiro ex-seleção brasileira pegou, em boa defesa.

Além de distribuir bem a bola, Gilberto queria deixar a sua marca no placar. Aos 19, Gilberto recebeu um passe cruzado de Cicinho, girou e bateu rapidamente, para fora.

O técnico Geninho promoveu a entrada do volante Ferdinando na vaga do zagueiro Gustavo, passando ao 4-4-2, e trocou os centrovantes: Diego Viana substituiu Ricardo de Jesus.

Mas quem chegou lá foi o Sport. Cicinho recebeu ótimo passe na ponta direita e chutou cruzado, com força. Dida espalmou, mas Gilberto estava lá para mandar para o fundo das redes, ampliando.
Mal deu tempo dos rubro-negros comemorarem. Após cobrança de escanteio, Moisés acertou um lindo chute no ângulo , à esquerda de Magrão, diminuindo para 2 a 1.
A Portuguesa batalhou em busca do empate, mas a defesa rubro-negra rebatia quase todas as bolas. Diego Viana ainda aproveitou uma bobeira e mandou um cabeceio por cima do gol. E o Leão respondeu com alguns contra-ataques e um chute de Gilsinho que passou perto da trave esquerda. Aos 47 minutos, Dida salvou um chute de Roberson. Último lance da vitória do Sport, que devolve a tranquilidade à Ilha do Retiro.
FICHA DO JOGO:
SPORT: Magrão; Cicinho (Moacir), Aílson, Edcarlos e Reinaldo; Tóbi, Rithelly, Renan Teixeira, Marquinhos Gabriel e Henrique (Gilsinho); Gilberto (Roberson). Técnico: Vágner Mancini.

PORTUGUESA: Dida, Gustavo (Ferdinando), Lima e Rogério; Luís Ricardo, Léo Silva (Everton), Guilherme, Moisés e Marcelo Cordeiro; Ananias e Ricardo de Jesus (Diego Viana). Técnico: Geninho.
Local: Ilha do Retiro. Horário: 18h30. Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa/PR).Assistentes: Bruno Boschilla (Fifa/PR) e Ivan Carlos Bohn (Asp.Fifa/PR). Gols: Henrique (Sport), aos 15 minutos do primeiro tempo; Gilberto (Sport), aos 24 minutos, e Moisés (Portuguesa), aos 26 minutos do segundo tempo. Cartão amarelo: Léo Silva (Portuguesa). Público: 17.382. Renda: R$ 190.730.

0 comentários:

Postar um comentário