terça-feira, 17 de julho de 2012

Denúncias de maus-tratos e matança de cães e gatos em Caruaru

Novas denúncias de maus-tratos contra animais de rua voltaram a mobilizar os movimentos de defesa animal de Pernambuco. Dessa vez, imagens retiradas dentro do Canil Municipal de Caruaru, no Agreste, mostram os corpos de 17 animais, entre cachorros e gatos, mortos em cima de um plástico. As imagens foram captadas em uma visita de uma organização não governamental do município para inspeção ao canil. Segundo os protetores, agentes do setor de vigilância animal de Caruaru estariam caçando e matando desordenadamente animais de rua na cidade. Eles alegam que a prática ocorre com frequência também em outros municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). 

De acordo com a ativista da ONG União em defesa e respeito à vida animal (Uderva) Aylla Brederodes, as imagens foram captadas na última sexta-feira, quando duas ativistas foram ao canil. Desde então, as fotos circulam em páginas de defesa animal do Facebook. “Sempre vamos lá para verificar as condições de cuidados com os animais tirados das ruas. Quando elas chegaram, encontraram muitos deles mortos dentro do saco e mais uns 15 na fila para serem sacrificados. Todos eles iriam ser levados para uma vala aberta em um aterro da cidade, o que também é proibido”, contou. As duas ativistas teriam sido expulsas pelo diretor do canil ao registrarem a matança. As duas fizeram uma denúncia à delegacia do município. 

“Estamos nessa luta há três anos. Eles matam os animais sem explicação e depois os enterram em valas abertas no aterro, contaminando o lençol freático. Sem contar que esses animais vivem em péssimas condições. Bebem água suja, vivem acorrentados e não têm assistência veterinária”, disse. Segundo ela, o município teria firmado um pacto para castrar os cerca de cinco mil animais de rua da cidade, mas realiza apenas seis castrações por semana. “Enquanto que, nos outros países, os governos e prefeituras têm políticas públicas de castração, vacinação e adoções, e canis e gatis municipais, onde os animais já sadios, vacinados e esterilizados aguardam por adoções, vejam como se trata cães e gatos sem donos no estado”, reclama Marta Dubeux, que publicou as fotos na rede.

Em nota, a Prefeitura de Caruaru afirmou que os animais foram sacrificados porque tinham leishmaniose visceral - doença transmitida através de mosquitos vetores e que pode contaminar seres humanos - ou outras enfermidades terminais. Segundo a nota, dez deles foram submetidos a eutanásia mediante aplicação do anestésico tilpental e os demais tiveram morte natural, sem nenhum tipo de violência. A Secretaria de Saúde do município afirmou ainda que os laudos atestando a enfermidade dos bichos foram entregue à delegacia. Em relação às instalações do Canil Municipal, a secretaria informou que estão sendo realizadas as adaptações necessárias para adequar os canis e gatis às normas técnicas vigentes e às necessidades dos animais.

0 comentários:

Postar um comentário