sexta-feira, 13 de julho de 2012

Chuvas causam quedas de árvores no Recife, Olinda e Camaragibe

Dados fazem parte do balanço das ocorrências divulgado no final da manhã pela Codecipe


Arvore cai na rua Cosme Viana em Afogados.Foto:Bruna Monteiro Esp.DP/D.A Press (Foto:Bruna Monteiro Esp.DP/D.A Press)
Arvore cai na rua Cosme Viana em Afogados.Foto:Bruna Monteiro Esp.DP/D.A Press
A coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) divulgou no final da manhã desta sexta-feira o balanço das chuvas registradas nas últimas 24 horas com base em dados repassados pelas coordenadorias municipais de Defesa Civil até as 8 h de hoje.

Em Olinda, uma árvore caiu sobre uma residência no bairro do Alto Nova Olinda, Sapucaia de Dentro. Ninguém ficou ferido. Em Camaragibe, outra árvore atingiu uma casa no bairro da Vila da Fábrica, deixando a dona do imóvel com escoriações leves. 

Na Rua Cosme Viana, no bairro de Afogados, no Recife, uma árvore caiu sobre um carro e ficou atravessada na pista. O veículo atingido pertence à comerciante Rosicleide Maria, de 39 anos, que preparava-se para vender o automóvel. Os moradores contam que já haviam denunciado o risco de queda e aproveitaram para fazer novo alerta colocando uma placa em outra árvore ameaçada localizada no mesmo endereço com a inscrição: “A próxima”.

Na Região Metropolitana do Revife (RMR) a maior chuva registrada foi em A breu e Lima: 48,0 mm, no entanto, nenhuma ocorrência foi registrada na cidade. Na Zona da Mata o maior índice pluviométrico ocorreu em Água Preta: 42,3 mm.
Saiba o que fazer se seu carro for atingido por uma árvore
O período de chuvas vem com um alerta para os motoristas da Região Metropolitana do Recife. É preciso redobrar o cuidado para evitar ser atingido por árvores, que podem cair com o mau tempo. A vitória do representante comercial Luiz Fonseca Júnior, 49 anos, nos tribunais em processo contra a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) por danos morais, abre um precedente na justiça estadual. Julgado no último dia 25, foi o primeiro caso de indenização por danos morais em um caso de queda de árvores no estado.

Motoristas que passarem pela mesma situação no próximo inverno devem, inicialmente, procurar uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência, indica o advogado cível Raimundo Gomes de Barros. Segundo ele, o dono do veículo deve ainda fotografar o estrago. As imagens podem servir como prova.

Depois, a vítima deve procurar o órgão responsável pela poda de árvores no local do acidente. No caso da área urbana do Recife, deve-se procurar a Emlurb. "As seguradoras cobrem os danos. Os motoristas que não pagam seguro, porém, podem pedir indenização por dano material ao órgão responsável", explica o advogado. Se o prejuízo superar 75% do valor segurado é dado perda total do carro. Se menor, o cliente pagará o valor da franquia e receberá o benefício da seguradora.

Caso o órgão não resolva no prazo estabelecido ou se recuse a pagar a indenização, o motorista deve procurar um juizado adequado ao caso. "Deve-se recorrer aos juizados especiais apenas em casos onde se pede indenização de até 40 salários mínimos. O Juizado Especial Cível deve ser procurado para processos contra a Emlurb, o Juizado Especial da Fazenda Pública é para casos de quedas de árvores em rodovias estaduais. Já o Juizado Especial da Fazenda Pública da União é para casos de quedas de árvores em rodovias federais", afirma Raimundo. Caso o valor da indenização seja maior que o equivalente a 40 salários mínimos, é preciso procurar a justiça comum.

Para onde ligar:

Telefones:

Emlurb: 3232-5503 ou 3232-5504
Juizado Especial Cível: 0800-281-2000
Juizado Especial da Fazenda Pública: 3183-1620
Juizado Especial da Fazenda Pública da União: 3183-1621

0 comentários:

Postar um comentário